CIRCUITO DAS FAZENDAS - RIO DAS FLORES


FAZENDA DO PARAÍZO

Circuito das Fazendas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo

Circuito das Fazendas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo Circuito das Fazendas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo Circuito das Fazendas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo Circuito das Fazendas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo

Uma alameda de palmeiras imperiais dão as boas-vindas aos visitantes da Fazenda do Paraízo.

A casa sede, erguida por Domingos Custódio Guimarães, conhecido como barão e depois Visconde do Rio Preto, entre 1845 e 1853, convida a todos para uma viagem no tempo, pois encontra-se inteiramente preservada, com suas pinturas artísticas originais e móveis que retratam o gosto pelo requinte.

Tudo é original e demonstra a riqueza da época: do mobiliário francês e brasileiro, de qualidade, aos lustres de cristal, dos papéis de parede diferentes entre si, de acordo com o ambiente, às pinturas com motivos diversos nas paredes nunca restauradas.

São 58 cômodos distribuídos em alas bem definidas e equipadas com o que havia de mais moderno para a época. O casarão foi o primeiro do Brasil a ter iluminação a gás de carbureto. Outros equipamentos e objetos, também considerados um avanço naqueles tempos, poderão ser conhecidos durante a visita à fazenda.

A ala social é composta de dois curiosos cômodos a “sala das mulheres”, localizada na sacada, e a “sala dos homens”, onde se organizam as armas.

A capela, situada dentro do casarão, compreendendo dois andares, transforma-se em uma agradável surpresa durante a visita. Era do segundo andar que a família e seus convidados assistiam à missa.

Situado ao lado do casarão, o engenho ainda guarda o maquinário importado de Nova York, EUA, onde os grãos eram beneficiados dispensando a mão de obra escrava.

Agende sua visita e venha conhecer a história e curiosidades de um patrimônio incrivelmente preservado no Vale do Café!

A Fazenda participa do Projeto Plantão Histórico e nossas portas estão abertas todas as quintas-feiras, às 11h.

Para mais detalhes sobre a Fazenda do Paraízo, Clique Aqui