CURIOSIDADES SOBRE O
VALE DO CAFÉ


Aqui sempre te contaremos o que foi notícia e novidade, além de histórias pitorescas
da época em que o café reinava na região.



Curiosidades sobre o Vale do Café - As EIRAS e BEIRAS do Vale

As EIRAS e BEIRAS do Vale

Depois de ficar por dentro dessa curiosidade você não vai mais olhar para os telhados antigos da mesma forma!

As casas de fazenda e dos centros históricos aqui do Vale do Café trazem diversos detalhes que, no mínimo, podem revelar as condições sociais de seus antigos proprietários. Um exemplo são as eiras, beiras e tribeiras dos telhados.

Sabe de onde vem aquela expressão sem eira nem beira? A palavra eira (do latim area) era um espaço de terra próximo às casas, nas aldeias portuguesas, onde os cereais eram espalhados e secos.

Aqueles produtores que possuíam uma eira eram donos de terras, casa e bens, ou seja, tinham riqueza, poder e status social.

As casas desses produtores possuíam um prolongamento do telhado para proteção contra a chuva chamado de beira. Assim, quem não fosse proprietário de terras e casas não tinha eira nem beira!

No Brasil do Século XIX, em pleno apogeu do ciclo do café, a eira, a beira e a tribeira, auxiliavam na identificação da classe social dos proprietários das residências de acordo com o que se via nos telhados. Os que apresentavam somente eira identificava um proprietário considerado pobre; já os que possuíssem eira e beira poderiam ser o que chamamos atualmente de classe média; As casas dos ricos possuíam eira, beira e tribeira.

Texto: Valéria Kelli – Equipe Portal Vale do Café




Curiosidades sobre o Vale do Café - Os Bigodes dos Barões

Os Bigodes dos Barões

Os quadros dos nobres barões do café comprovam que o conjunto barba e bigode, além de impor respeito, era moda naquele tempo. Para manter seus bigodes sempre alinhados, os nobres recorriam a um truque simples: passavam a cera que escorria das velas, utilizadas na iluminação, nos fios. Era assim que os bigodudos mantinham seus bigodes sempre lisinhos.

E a vaidade com os bigodes não parava por aí. Eles importavam da Europa uma xícara especial, a xícara bigodeira, para tomar café sem desalinhá-los.

E ainda dizem que as mulheres são muito vaidosas...




Curiosidades sobre o Vale do Café - Suíte Improvisada

Suíte Improvisada

Quem já teve oportunidade de saber um pouco mais sobre as fazendas históricas do Vale, deve ter ouvido a mesma história: os casarões, repletos de luxo e requinte, não possuíam banheiros. É por isso que, nos quartos, sempre vemos uma jarra e uma bacia sobre uma cômoda e o terceiro elemento, o penico, não tão à mostra assim, pois ficava sob a cama, formando o conjunto no estilo “ é o melhor que temos para o momento” (rsrs).