FAZENDAS HISTÓRICAS - RIO DAS FLORES




FAZENDA DO PARAÍZO

Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo

Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda do Paraízo

Uma alameda de palmeiras imperiais dão as boas-vindas aos visitantes da Fazenda do Paraízo.

A casa sede, erguida por Domingos Custódio Guimarães, conhecido como barão e depois Visconde do Rio Preto, entre 1845 e 1853, convida a todos para uma viagem no tempo, pois encontra-se inteiramente preservada, com suas pinturas artísticas originais e móveis que retratam o gosto pelo requinte.

Tudo é original e demonstra a riqueza da época: do mobiliário francês e brasileiro, de qualidade, aos lustres de cristal, dos papéis de parede diferentes entre si, de acordo com o ambiente, às pinturas com motivos diversos nas paredes nunca restauradas.

São 58 cômodos distribuídos em alas bem definidas e equipadas com o que havia de mais moderno para a época. O casarão foi o primeiro do Brasil a ter iluminação a gás de carbureto. Outros equipamentos e objetos, também considerados um avanço naqueles tempos, poderão ser conhecidos durante a visita à fazenda.

A ala social é composta de dois curiosos cômodos a “sala das mulheres”, localizada na sacada, e a “sala dos homens”, onde se organizam as armas.

A capela, situada dentro do casarão, compreendendo dois andares, transforma-se em uma agradável surpresa durante a visita. Era do segundo andar que a família e seus convidados assistiam à missa.

Situado ao lado do casarão, o engenho ainda guarda o maquinário importado de Nova York, EUA, onde os grãos eram beneficiados dispensando a mão de obra escrava.

Agende sua visita e venha conhecer a história e curiosidades de um patrimônio incrivelmente preservado no Vale do Café!

A Fazenda participa do Projeto Plantão Histórico e nossas portas estão abertas todas as quintas-feiras, às 11h.

Para mais detalhes sobre a Fazenda do Paraízo, Clique Aqui




FAZENDA UNIÃO

Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda União

Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda União Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda União Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda União Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda União

Localizada na cidade de Rio das Flores, a Fazenda União é um exemplar de propriedade rural do ciclo cafeeiro. Na opulência do meio produtivo rural, as casas tinham um porte avantajado, dotadas de importância arquitetônica e muitos cômodos, de volume e imponência maior do que se imagina para uma residência apenas familiar. Podemos encontrar outras casas grandes do gênero ao longo do Vale do Paraíba, apontando claramente para uma certa tendência a excentricidade e por vezes até ao exibicionismo dos então, Barões do Café.

Ao longo de sua história passou pelas mãos de vários proprietários e o prédio centenário foi revitalizado e orientado a atender aos requisitos do conforto moderno, foram recuperados o telhado, as paredes de pau a pique, os pisos e toda estrutura em madeira e até os seus porões. O entorno da imponente sede recebeu um elaborado cuidado paisagístico, onde se procurou preservar as árvores centenárias e as preferências botânicas do requintado período colonial. O mobiliário foi então acrescido de preciosas peças de época, recuperadas e adquiridas em leilões, antiquários e incansáveis inserções pela região do vale. Em um trabalho feito ao longo dos anos, todo o seu interior recebeu tratamento arquitetônico e artístico compatível à época colonial.

No sentido de preservar e divulgar o estilo de vida e os costumes do nosso período colonial, sobretudo durante o ciclo do café no Vale do Rio Paraíba, os proprietários vem preservando as tradições, e para oferecer a hospitalidade e o provincianismo daquela época, transformaram a Fazenda União em espaço de cultura e lazer.

Para mais detalhes sobre a Fazenda União, Clique Aqui




FAZENDA CAMPOS ELÍSEOS

Uma Fazenda Histórica que hospeda. Em Rio das Flores, a Fazenda Campos Elíseos não é uma “Pousada”, nem um “Hotel Fazenda” é uma verdadeira Fazenda Histórica centenária que hospeda, no mesmo estilo que na Europa, e agora no mundo inteiro, é conhecido como “Turismo de Habitação”. Na Campos Elíseos os hóspedes são recebidos com amizade e com certeza poderão se sentir na fazenda como na própria casa de campo.

Uma sede antiga, fundada pelo Visconde de Ipiabas em 1851, hoje reformada com respeito ao estilo da época, acrescentando-se o charme Italiano.

Não está aberta à visitação.

Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda Campos Elíseos




FAZENDA SANTO ANTÔNIO

A Fazenda Santo Antônio em Rio das Flores, é uma fazenda do Ciclo do Café, de 1842. Hoje, totalmente reformada com mobiliário de época, decoração de bom gosto e uma hospedagem requintada, que permite voltar a uma bela época revisitada do Vale do Café, resgatando sua história.

Para os hóspedes, há uma apresentação do Sarau Histórico, na noite do jantar dos Barões. E, ainda, mediante agendamento, promove uma seresta em volta da fogueira em frente à sede.

Não está aberta à visitação.

Fazendas Históricas - Rio das Flores - Fazenda Santo Antônio