NOTÍCIAS


Vassouras escolhida para sediar evento que marca dez anos do Curso de Pós Graduação do IPHAN




O curso de Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN possui em sua grade uma série de oficinas, que incluem palestras e visitas técnicas, que em geral ocorrem em cidades históricas, oferecendo assim a oportunidade dos alunos conhecerem prédios e cidades já tombados pelo Instituto.

Esse ano, em que o curso completa uma década, por algumas razões a cidade de Vassouras foi mais uma vez eleita para receber o grupo. Segundo Lia Motta, coordenadora do Mestrado, o centro histórico da cidade, o clima ameno, a oferta de boas acomodações, as fazendas da região e estar localizada no Vale do Paraíba, região de grande importância histórica, foram alguns dos pontos que definiram a escolha.

Outro motivo é o fato de Vassouras ter obras do PAC-Cidades Históricas em andamento, o que possibilita que os alunos conheçam o funcionamento do Programa e vejam na prática o desenvolvimento dos projetos. Entre as 44 cidades selecionadas, Vassouras foi a única do estado fluminense, fora a capital, a receber investimento do PAC para restauração dos seus prédios históricos; entre eles o Casarão da Casa de Cultura, o Museu Casa da Hera e a Casa do antigo Barão de Vassouras, hoje sede do IPHAN.

O programa da oficina irá até o dia 6 de dezembro e contará com apresentação de trabalhos de ex alunos, palestra do professor da USP Ulpiano Bezerra de Meneses sobre “Interdisciplinaridade e preservação do patrimônio cultural” e do arqueólogo Rui Gomes Coelho sobre o tema “Arqueologia e a Paisagem do Café”, apresentação dos trabalhos do Escritório Técnico do IPHAN e desenvolvimento do PAC-Cidades Históricas na cidade.

Assessoria de Impresa:
Luísa Avelino
luisasrama@gmail.com
(21) 2553-0414 | (21) 98442-8421 | (24) 98855-7001

Fonte: Luísa Avelino - Assessoria de Imprensa