NOTÍCIAS


Sebrae promove encontro de empresários do Tour da Experiência




Dia 17 de agosto, segunda-feira, o Sebrae e o Instituto Marca Brasil reuniram empresários e empreendedores da capital e interior do estado do Rio de Janeiro para apresentação dos produtos turísticos desenvolvidos pelo Tour da Experiência Caminhos do Brasil Imperial. O Tour agregou sob um mesmo roteiro regiões e municípios que tivessem forte relação com o momento histórico do Brasil Império, sendo eles o Vale do Café, Visconde de Mauá, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Paraty e a cidade do Rio de Janeiro.

Além de explorar o tema com pesquisa e criatividade, os produtos foram desenvolvidos com base na experiência, que envolve os sentidos e cria no visitante uma experiência memorável. O turista deixa de ser contemplativo e participa das atividades, que podem ser oficinas, degustação, personalização de produtos e passeios temáticos. Conhecer os produtos das diferentes regiões faz parte para integração do Tour, mostrando que se complementa na programação, tornando-se referência de roteiro cultural histórico no estado.

A região do Vale do Café, que inclui no projeto as cidades de Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores, Conservatória e Vassouras, possui 21 estabelecimentos participantes do Tour. A inspiração para os produtos turísticos foram os personagens que viviam antes e durante o Império como os índios, os africanos e os nobres, que de maneira diversificada ajudam a recontar a história da região. Além dos hotéis como o Mara Palace Hotel e Santa Amália, e restaurantes, são dez Fazendas Históricas participantes, sendo grande parte moradia antiga moradia dos barões e que ainda preservam elementos e estruturas da época. O Vale oferece produtos com visita guiada, sarau, gastronomia típica e performances que mostram curiosidades sobre a vida no século XIX.

A região de Visconde de Mauá instituiu a sigla RVM para facilitar a compreensão dos turistas, já que localiza-se entre três municípios e dois estados. No desenvolvimento de produtos, a Aprovim, Associação de produtos orgânicos, resgatou o costume dos índios Puris na produção da farinha de pinhão, oferecendo também bolos e pães feitos a partir da farinha. A loja Arte Chapéu produziu chapéus da época do império para turistas tirarem fotos, o Bistro das Meninas aluga itens para se realizar um pic-nic de antigamente e o restaurante Champignon, de origem alemã, oferece pratos típicos originais, sem alterações na receita.

Em Nova Friburgo, são 13 estabelecimentos que participam do Tour, entre eles a Cachaçaria Sinhá Brasil, localizada na Fazenda Boa Vista, que desenvolveu atividade que soma visita ao alambique e passeio por túneis escavados por escravos, sendo a última travessia feita a pé com lanternas, para reviver o ambiente na época.

A cidade de Petrópolis, já conhecida como a cidade imperial, reuniu 16 estabelecimentos para fortificar a rede e oferecer produtos temáticos, como o Museu Imperial que criou sarau com modinhas imperiais e a confeitaria Willensen, que fez um cupcake decorado com uma coroa de açúcar no topo, inspirado na família real.

Em Teresópolis o bistrô Cremerie Geneve lançou pratos com base em pesquisa histórica, utilizando como ingredientes queijos produzidos do Capril Geneve, dos mesmos proprietários. O Sobrado Histórico José Francisco Lippi formulou proposta de passeio ecológico, com culinária da roça e café rural.

Na cidade de Paraty, além dos vários alambiques, que formularam passeios diferenciados, o Parque Mini Estrada Imperial, miniatura da estrada do ouro também está incluso no Tour para contar de maneira didática o trajeto que era feito de Minas à costa. Como local preferido de muitos artistas, o Ateliê Varandas disponibiliza aos visitantes criarem suas obras admirando a paisagem, como faziam os artistas antigamente, sem hora para terminar.

O centro do Rio de Janeiro, onde localiza-se maior parte das construções históricas, é a região que reúne os 15 estabelecimentos participantes do Tour na cidade. O Carioca da Gema, que foi anfitrião do evento, começará a oferecer o Baile Imperial, uma proposta de música e pratos servidos no último baile do Império. O Manga Hostel, para atender o público jovem frequentador, criou um quizz do Brasil Imperial e a agência Rio Trekking Tour em parceria em parceria com Confeitaria Colombo realiza o Tour Império Musical, que conta história do império através da música, teatro e gastronomia.

Assim como a parceria com o IMB, o Sebrae contou com auxílio de consultores locais que ajudaram a desenvolver os produtos, 122 no total, que foram trabalhados ao longo de um ano e serão lançados ao mercado a partir do dia 15 de setembro. O evento acontecerá na Ilha Fiscal do Rio de Janeiro, reunindo os empresários participantes do Tour da Experiência, consultores do Sebrae, do IMB e associados e autoridades do setor.

Fonte: Luísa Avelino - Assessoria de Imprensa