NOTÍCIAS


Vassouras Fortalece sua Gastronomia




 


Os apreciadores da boa mesa devem ficar atentos ao município de Vassouras - RJ, que lançou, na última quarta-feira, dia 13 de julho, o Polo Vassouras Patrimônio e Gastronomia. O núcleo conta até então com 16 empresários de médios e pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar e tem como missão a descoberta e implantação de uma identidade gastronômica local.

A iniciativa deve-se ao programa “Sebrae na Mesa”, realizado pelo Sebrae, RJ, voltado ao desenvolvimento de soluções empresariais para o segmento com foco no aprimoramento da capacidade produtiva, comercial e promocional.

Com consultoria de Flavio Gueiros o grupo teve reuniões quinzenais por seis meses, que abordaram temas como sustentabilidade, capacitação, segurança alimentar, mercado, feiras e eventos e comunicação e marketing. Também fez parte do processo a construção de uma Modelagem de negócios e definição de eixos estratégicos de atuação, sendo essas etapas cruciais para o sucesso do Polo.

Entre os participantes estão restaurantes, pousadas, hotéis, agências de turismo e demais fornecedores. Os resultados esperados estão alinhados: maior lucratividade, visibilidade e representatividade perante o poder público.

A curto prazo o objetivo do grupo é apresentar suas ações e atrair novas parcerias, o que é fundamental para sua manutenção. Segundo Flavio Gueiros, “Sem parceria o mundo negocial não sobrevive, são elas que irão suprir as necessidades de recursos físicos, intelectuais e financeiros de um negócio. E a parceria é benéfica para os dois lados, já que em troca pode-se oferecer inúmeros auxílios como apoio mútuo, acesso a rede de contato e ampliação do conhecimento, entre outros.”

A cidade, localizada no centro da região Vale do Café, a 120 km do Rio de Janeiro, reúne influência dos diversos povos que ali viveram: os índios, os tropeiros, os europeus e os africanos e que se manifestam dispersas na cultura e gastronomia de toda a região. O café marcou a história da cidade, conhecida como “Princesinha do Café”, que chegou a ser o centro da economia no século XIX e se destaca pelos prédios de época e fazendas históricas preservadas.

E são justamente esses monumentos, capazes de recontar a história e possibilitar o retorno ao período imperial, que a tornam especial e vem destacando-a como destino turístico cada vez mais procurado. O objetivo do Polo parte desse ponto, tendo o município como referência de patrimônio e assim desenvolver uma gastronomia baseada em produtos regionais, que permite a degustação em um cenário que revive os mais áureos tempos do ciclo do café.

TEXTO: Luisa Avelino – Assessoria de Imprensa (21) 98442-8421 | (21) 2553-0414

FOTO: Salada de folhas e atum do Mara Palace Hotel, estabelecimento integrante do Polo de Vassouras.

Fonte: Igor Alecsander